União das Freguesias

RIO FRIO e MILHÃO

Rio Frio

A Geografia e Localização

Rio Frio dista 15 quilómetros a sudeste da capital Bragança. Une-se a esta através pela recente Auto-estrada A4. As localidades da União das Freguesias beneficiam portanto de excelentes condições acessibilidade. O Rio Sabor, corre de norte para sul, delimitando a ocidente a localidade, onde predomina uma topografia de  planalto e pouco acidentada. A altitude média ronda os 400 metros. Conta com cerca de 350 habitantes, respectivamente Rio Frio e Paçó.

A História da Localidade

Num outeiro designado de Cabeço do Castro, cuja eloquente toponímia havia já suscitado o interesse do Abade de Baçal nos seus textos, terá existido uma povoação com origem na Idade do Ferro. É um local  ladeado pelos ribeiros da Jordana e Grial. A poente sita a Ribeira das Maias. Estes pequenos cursos de água confluem num só, tomando o nome de Ribeiro Gamelo já no Rio Sabor. Menciona-se em relatos históricos que o nome de Rio Frio terá surgido de “Rivo-Frigido do Monte”.

Em 1258 surge a instituição paroquial, com o nome de “Santa Maria Rivulo Frigido”. Em 1299, D. Dinis  concedeu á localidade o título de vila. Em 1514 e a mando de D. Manuel I, Rio Frio passou administrar o  recém criado concelho de Outeiro. Contudo, nas reformas liberais de 1853, a freguesia transitou para o termo de Bragança. Paçó de Outeiro aparece indiciada nas “inquirições” de 1258.

Habitantes

Os habitantes denominam-se rivofrigidenses, nome que remete para as origens do nome da aldeia. O número de habitantes cresce exponencialmente nos meses de férias, particularmente Agosto, onde se assiste ao regresso de um considerável número de filhos da terra, residentes nos grandes centros urbanos, como Lisboa ou Porto, ou emigrados na Europa Central, em especial em França.

Gastronomia

Enchidos: Botelo com casulas, alheira, chouriço, salpicão e azedo

Carnes de Caça: Javali, perdiz, coelho, lebre

Castanha, azeite, batata

Doçaria: Súplicas e Doces de ovos com amêndoas.

Vinho tinto, aguardente, jeropiga, ginjinha.

Milhão

A Geografia e Localização

Distante uns dezanove quilómetros para nascente da urbe brigantina, Milhão liga-se àquela através da E.N. 218 ou através da gratuita auto-estrada A4. O território paroquial de mediana extensão (2.821 hectares, mais concretamente) é cortado por um pequeno afluente) Ribeiro das Forcadas) da Ribeira do Porto, este por sua vez a reunir-se logo adiante ao Sabor. Com uma orografia planáltica, esta área regista uma altitude média rondando os 600 m.

Habitantes

Eminentemente rural,  Milhão regista atualmente 300 habitantes.

A Historia da Localidade

A origem etimológica de “Milhão” remete-nos ao ancestral cultivo do milho miúdo, espécime autóctone que até á Idade Moderna terá desempenhado  papel importante no fabrico do pão, à mistura com o centeio. Em época medieval, a nomenclatura Milhão advém do “Milhom” ou “Milham”. A povoação que hoje conhecemos  terá origem em época pré-histórica num Outeiro Castrejo localizado junto à extrema com Babe, localizado a nordeste de Milhão. Abade de Baçal, descreve o local como muito inacessível e a presença da civilização é confirmada por terem sido encontradas moedas  romanas naquela zona. Constata-se ainda que há indícios de uma outra pequena povoação designada Castro de Vilar.

União das Freguesias de Rio Frio e Milhão

Contribuinte n.º 510 839 258